technosolutions

Antilhas implanta tecnologia de cura inédita

A cura por feixe de elétrons representa uma revolução tecnológica na indústria gráfica brasileira.

A Antilhas - Soluções Integradas para Embalagem é a primeira empresa do Hemisfério Sul a instalar o equipamento de cura de impressão por EB (Electro-Beam/feixe de elétrons) em uma de suas impressoras flexográficas Comexi.

A impressão por EB é um processo a frio, que promove a secagem do material impresso mediante a reordenação das cadeias moleculares, por meio da aplicação de um feixe de elétrons sobre a tinta. O sistema dispensa o uso de fotoiniciadores, minimizando odores residuais, além de ter índices excelentes de cura, independentemente da cor utilizada, e funciona adequadamente mesmo nos casos em que se precisa de cura em grande profundidade.

Para a geração do feixe de elétrons, cria-se uma diferença de potencial (de 70kv a 150kv) em uma câmara de alto vácuo. Ao atingir o substrato, seja ele tinta, verniz, adesivo ou coating, provoca-se a cura instantânea dos materiais, permitindo a realização imediata de ações de pós-processamento, como refile ou corte e vinco.

De fabricação da norte-americana Energy Sciences Ink. (ESI), líder mundial na produção de processadores do tipo Eletronic-Beam, o EB instalado na Antilhas é energeticamente eficiente e compacto, além de ajudar na redução da emissão de carbono e compostos orgânicos voláteis (VOC’s) pelas indústrias. A tecnologia, desenvolvida especialmente para a indústria de embalagens com sistemas flexográficos ou offset, pode ser utilizada para realizar a cura de vernizes e tintas em uma ampla variedade de substratos de papel ou polímeros. O equipamento também faz a cura instantânea em alta velocidade (500 metros por minuto) de adesivos e laminados.

Tintas e vernizes especiais

Para ampliar as vantagens oferecidas pelo EB, a TechnoSolutions, empresa brasileira ligada ao Grupo Antilhas e voltada à inovação tecnológica, viabilizou a pesquisa e desenvolvimento de uma tinta criada especialmente para a cura por feixe de elétrons. Com patente internacional requerida recentemente, a nova tinta de impressão flexográfica, denominada Gelflex-EB, apresenta custos operacionais muito próximos aos das impressões com tintas à base de solventes. “A aplicação da cura por EB das tintas flexográficas vem sendo estudada há muito tempo”, salienta Valter Baptista, presidente da Antilhas e superintendente da TechnoSolutions. “Entretanto, apenas agora foi possível atingir algumas premissas básicas, como a manutenção do custo operacional dentro de limites aceitáveis, a facilidade de manipulação, a elevação da qualidade da impressão, estabilidade de processo e alta velocidade de impressão, além da redução de custos propiciada pela eliminação da secagem intermediária, como a pré-secagem UV”, explica.

De acordo com Wilson Paduan, diretor-técnico da TechnoSolutions, as impressões com Gelflex-EB oferecem maior resolução e são mais limpas e contrastadas. “Também apresentam resistências química e mecânica superiores às das tintas convencionais, permitindo, em muitos casos, dispensar a laminação ou realizar, apenas, a aplicação de uma fina camada de verniz de baixo odor”. A nova tinta permite, ainda, a obtenção de um processo mais estável, com redução de aparas e tempos de ajuste das máquinas, além de melhoria expressiva da qualidade de impressão.

Eliminando etapas

Ampliando o rol de parcerias, a Henkel desenvolveu o Miracure EB Coating, um verniz que substitui a tradicional estrutura laminada de embalagens flexíveis, possibilitando a utilização de apenas uma camada protegida pelo novo produto. Este é aplicado à temperatura ambiente, curado a frio, gerando economia de energia, e é livre de solventes. Além dessas vantagens, explica Fernando Pardal, do Departamento de Adesivos Industriais da Henkel, o custo do metro quadrado do processo de produção de embalagens diminui em até 30% para os clientes.

“O Miracure EB é aplicado diretamente na linha de impressão, ativado por feixe de elétrons, o que permite o controle de qualidade em tempo real. A nova solução também simplifica o processo produtivo, com aplicação do verniz na própria impressora e com o corte em linha. Com baixo odor e alta resistência mecânica, o Miracure EB protege as tintas e os filmes com excelente resistência térmica e a solventes, além de realçar de maneira significante o brilho”, garante Pardal.

Disponível em: http://www.graphprint.com.br

Publicado por: http://www.valedesign.org.br/noticias/38-noticias/130-tecnologia